Perecível ao tempo

Que venha a Copa!

Posted on: 24/06/2013

Não sou fanática por futebol, aliás, não assisto jogo nem durante partida da Seleção brasileira na Copa do Mundo. Com as últimas manifestações, vi muita gente criticando o Mundial, querendo que o mega evento de 2014 seja cancelado. Pra mim, tudo isso é bobagem. Agora, em 2013, as pessoas vão querer cancelar um evento que está sendo organizado desde 2009, quando foi divulgada a escolha da FIFA de que o Brasil seria o país sede? Depois do investimento de bilhões de reais, tanto da iniciativa pública quanto privada?

Acho bobagem querer brigar para que a Copa não aconteça, afinal os bilhões que seriam desviados, provavelmente já foram; os elefantes brancos que deveriam ser construídos já estão de pé. Então, ao menos que o Brasil possa receber os estrangeiros e ter o retorno financeiro esperado e prometido desde 2003, quando foi feita a candidatura do país para sediar o evento.

Claro que não dá pra deixar barato as irregularidades cometidas duranta as obras da Copa, por isso devemos cobrar a apuração das denúncias (e foram tantas, desde expulsão de moradores à superfaturamento) e o cumprimento da lei, assim que elas forem confirmadas. Devemos também (especialmente os cariocas) ficar de olho no comitê organizador dos Jogos Olímpicos de 2016, a serem realizados no Rio de Janeiro, e na administração pública, cobrando transparência nos gastos desde já.

E se existem motivos para não querermos outros mega eventos, devemos sinalizar agora para os governos essa vontade. Ao invés de pedir o cancelamento de algo que está prestes a ser realizado, devemos unir forças para evitar a candidatura das cidades e do país como sede de eventos futuros. Na semana passada, enquanto cartazes contra a Copa do Mundo de 2014 eram levantados em todo o Brasil, o prefeito Fernando Haddad e o governador Geraldo Alckmin estavam em Paris defendendo a candidatura de São Paulo para sediar a Expo 2020, terceiro maior evento mundial. Melhor gritar agora: fora Expo 2020, do que esperar 2019 chegar.

 

 

 

Anúncios

1 Response to "Que venha a Copa!"

Mas os turistas em um mês não vão trazer algo próximo de tudo que foi gasto. Nós estamos pagando claro, isso e fato… Mas o quanto de verba ainda sera desviado, com vamos dizer do pós-copa, as melhorias nas cidades que eram pra ser feitas antes da copa como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa do Mundo do PAC de Mobilidade Urbana. São melhorias que deveriam ser feitas antes da copa do mundo, mas como no Brasil tudo e mais demorado, desvio de verbas e superfaturamento inviabilizam as obras, e vai ficar pra depois da copa essa conta.E porque nao protestar isso entao? Porque ao cancelar entao o PAC? Ja que nao vai ser feito mesmo a tempo as melhorias, cancela tudo, pq com certeza muito dinheiro vai ser desviado apos a copa com o PAC. E voce acha que não vão desviar dinheiro ainda? mas eu prefiro não ser cúmplice nem conivente com todos esses crimes praticados contra nós.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: