Perecível ao tempo

O mundo não será salvo pelas bicicletas

Posted on: 14/12/2011

Meio ambiente, natureza, ecossistema, buraco de ozônio, mudanças climáticas.

Todas estas palavras ultrapassaram as barreiras do mundinho dos ecochatos e agora povoam a mente de qualquer brasileiro “ambientalmente consciente”.

Globais fazem vídeo sobre Belo Monte, se discute o Novo Código Florestal no Facebook, fala-se sobre as ações do Ministério do Meio Ambiente no Twitter. Todos muito conscientes!

Para cada problema debatido, uma solução. Ou melhor uma única solução. Batendo ponto em todos os papos sobre mudanças de
hábitos e meio ambiente, ela está lá, como salvadora da humanidade, a bicicleta.

Todos falam dos benefícios que a pedalada proporciona para o corpo, a mente e o meio. Ter participado de uma bicicletada é fundamental na biografia de qualquer pessoa que se diga minimamente consciente. Mas eu tenho duas notícias. Qual vocês querem primeiro, a boa ou a ruim?

Vou primeiro para a ruim.

É o seguinte. Pedalar de casa até a padaria não vai salvar o mundo! Pois é. Apenas andar de bicicleta não vai fazer todo o CO2 presente na atmosfera sumir em um buraco negro. Nem vai fazer os 92% de floresta desmatada da Mata Atlântica reaparecer. Muito menos deterá o derretimento dos icebergs do Pólo Norte. Nem trará de volta os animais em extinção. Triste, né!?

Então não adianta ficar defendendo a bicicleta como a solução de todos os males. A bicicleta não vai entrar em uma cabine telefônica, trocar de roupa e sair salvando o mundo!

Agora, a boa notícia é que usar a bicicleta pode ser o primeiro passo para adotar atitudes mais sustentáveis no dia a dia.

Então, nada de desespero. Acredito que sim, é possível reverter alguns quadros (tristes) de degradação ambiental, mas é preciso entender o papel e o sentido das atitudes que tomamos nessa defesa pelo meio ambiente.

Anúncios

2 Respostas to "O mundo não será salvo pelas bicicletas"

Deveriam fazer uma bandeira universal do meio ambiente, e no meio da bandeira uma bici!!! hahahaha
Acho cuidar do meio ambiente é mt mais facil do q parece (pelo pra pessoas normais como eu q nao somos presidente de nenhum país) reciclando, usando bici pra tudo, nao jogando lixo em qq lugar, etc… Sei q é um clichê (mas é um com razao), se tudo mundo fizer a sua parte o planeta pode respirar melhor.

É importante as pessoas perceberem que usar bicicleta vale a pena. O que eu não concordo é a forma como tentam levá-las a fazer isso. Acho exagero elevar a bici a um patamar de “instrumento pra destruir o sistema”. Porra, não é falando garbosamente que tu vai atingir todo mundo. O negócio é ser sintético, objetivo, transmitir exatamente o que se quer sem floreios – diferente do que acabei de fazer, ha.

E usar bicicleta é divertido! Menos na XV…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: