Perecível ao tempo

Porque a beleza importa

Posted on: 06/12/2011

Se eu disser que a beleza importa, rapidamente alguém vai contra argumentar: “não, não podemos analisar só a aparência, precisamos nos aprofundar”.

Concordo que devemos  dar importância para a função e o interior das coisas/pessoas, porém qual é o papel da arte? Para mim é o de ser belo.

Com tantas coisas feias a nos rodear, gostamos de ter elementos capazes de tornar mais bonita a nossa vida. Muitas vezes, o que é belo não precisa ter nenhuma função prática. Ser belo, já basta.

Porém, em busca de um “aprofundamento” das coisas, abrimos mão da beleza para não parecermos superficiais. Mas a beleza continua valendo a pena. Afinal, não são tão felizes os momentos em que podemos parar tudo e apenas contemplar algo que nos encante? A vista do horizonte que o cume proporciona não é o objetivo de qualquer montanhista? Não nos sentimos incomodados quando vivemos em uma casa que não nos agrada?

Sim, a beleza, ou melhor, a busca pela beleza está em tantas partes, então porque negar sua importância?

Filósofos argumentaram que, através da percepção da beleza, moldamos o mundo como um lar.

[Roger Scruton, filósofo]

No documentário abaixo, Roger Scruton fala sobre beleza, amor, arte, o sagrado… Material interessante para ver e debater!

Bom, não concordo com tudo que o filósofo apresenta. Acho ele um tanto radical e com uma visão muito “tradicional” sobre arte/beleza. Mas a discussão vale a pena!

Outro que deu seu pitaco sobre o assunto foi o irlandês Oscar Wilde, e é com uma frase dele (presente no livro “O Retrato de Dorian Gray“) que encerro o post, desejando que todos consigam buscar a beleza no seu dia a dia.

As pessoas dizem as vezes que a beleza é superficial. Pode ser que seja. Mas, pelo menos, não é tão superficial quanto o pensamento. Para mim, a beleza é a maravilha das maravilhas. São apenas as pessoas superficiais que não julgam pelas aparências. O verdadeiro mistério do mundo é o visível, não o invisível.

[Oscar Wilde, escritor, dramaturgo e poeta]

Anúncios

2 Respostas to "Porque a beleza importa"

Interessante, sempre prefiro a beleza, se pode ser, claro… Mas tem que ter uma funçao, nao é por nada, mas odeio aquelas coisas bonitinhas q só servem pra enfeitar… ODEIO!!!
Aprendi depois de estar aqui um tempo e com o Andrés, que nao é ruim se arrumar um pouco, inverter tempo e dinheiro pra sacar a reluzir toda a beleza q cada um tem, pq sempre se pode ser mais bonita, e nao precisa de mt pra isso, e sinceramente nao sei pq nao achava isso antes, nao sei pq nao dava NENHUMA importancia para a imagem que preojetava. E se sou sincera, até hoje, as vezes, tenho vergonha de me “colocar” bonita, nao sei pq… Assunto pra um psicologo…

Download do Documentário – Por Que A Beleza Importa? – http://bit.ly/M8YbpG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: