Perecível ao tempo

A onda da Gota D’Água

Posted on: 01/12/2011

Vão construir uma usina hidrelétrica no Pará. Ela se chamará Belo Monte e vai custar mais de R$ 19bi ao país. Ok, tudo isso todo mundo já sabe. A questão que muita gente vem se fazendo é se a construção vale a pena.

Vai desmatar?

Vai alagar as casas?

Vai matar os animais?

Vai empregar  gente?

Vai desenvolver a região?

Enquanto nos fazemos essas perguntas surgiram vários movimentos. Alguns condenando a construção da hidrelétrica, outros defendendo. Tem até vídeo satirizando… O Chico Buarque inclusive gravou uma música em homenagem ao movimento! E escreveu uma peça de teatro. Brinks! A peça e a música já existiam muito antes…

Mas o movimento mais famoso é o encabeçado pelo ator Sérgio Marone e pela jornalista Maria Paula Fernandes, estrelado por vários artistas globais. A tal Gota D’Água.

Não estou nem entre os que aderiram ao “Gota D’Água LifeStyle”, muitos menos aos que estão atacando o movimento, do texto à participação dos atores globais, passando pelo uso de fundo branco e falta de sutiã da Maitê Proença.

Talvez nem todos os dados estejam corretos, talvez a área onde a usina será construída esteja realmente desmatada, talvez Belo Monte só traga alegrias para os paraenses e desenvolvimento para o Brasil. Mas há uma coisa que ninguém pode negar. O Movimento Gota D’Água, com seu vídeo e seus atores globais trouxe a tona uma questão importante para o país. Seja ambientalmente, quanto financeira e socialmente falando, Belo Monte é uma questão que interessa a todos.

Antes do vídeo, quem havia se disposto a pesquisar no Google mais informações sobre a usina? Quantos foram os que debateram com amigos sobre o assunto? Quantos sabiam da construção da hidrelétrica?

Pois é, acho que mesmo os que discordam sobre os dados afirmados no vídeo deveriam parabenizá-lo. Afinal, não é todo dia que uma pauta dessa natureza entra no cotidiano das pessoas. Gota D’Água, com atores globais e informações contestadas foi capaz de fazer o que muitos teóricos apenas sonham:

LEVANTAR A DISCUSSÃO DE UM ASSUNTO RELEVANTE PARA A SOCIEDADE BRASILEIRA!

E só isso basta para ele ser considerado um sucesso.

Anúncios

1 Response to "A onda da Gota D’Água"

[…] Globais fazem vídeo sobre Belo Monte, se discute o Novo Código Florestal no Facebook, fala-se sobre as ações do Ministério do Meio Ambiente no Twitter. Todos muito conscientes! […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: