Perecível ao tempo

Decodificando filmes

Posted on: 13/11/2011

Quanto mais leio, estudo, fuço sobre o universo cinematográfico, mais gosto disso tudo. Parece uma coisa óbvia, mas não é.

Na disciplina de Cinema, na faculdade de Jornalismo, já no final do semestre lembro de ter ouvido uma amiga dizer: “Quanto mais entendo como os filmes são feitos, menos gosto deles”.

Para ela, a utilização das técnicas cinematográficas fazia com que se perdesse a “magia” da sétima arte. Um exemplo:  ela odiou saber que em muitas cenas em que aparece um personagem “conversando” com outro. Na verdade ele está sozinho e o diálogo é feito na montagem, alternando a imagem de atores falando sozinhos.

Como disse, comigo ocorre exatamente o contrário. Acho fabuloso que um ator sozinho consiga passar a mesma emoção de que se estivesse fazendo a cena em dupla. Acho espetacular o fato dos responsáveis pela montagem conseguirem coordenar as cenas, de forma que vejo diálogos onde existe monólogos.

Quanto mais entendo de Cinema, mais gosto, pois consigo entender a história em diferentes níveis. Consigo analisar não só a história e a atuação dos atores, mas também o processo de montagem (edição), escolha de figurinos, marcação de cenas… Enfim, entendo um pouco sobre a magia que é fazer cinema.

Quando opto por mostrar uma imagem, por filmar um plano, são possíveis várias leituras em diferentes níveis, e admito que a razão pela qual desejo essa imagem pode não ser necessariamente entendida por todos. Além disso, nem eu mesmo tenho sempre consciência do significado de minhas opções no momento em que as faço.

[Pedro Almodóvar, trecho de “Conversas com Almodóvar“, de Frederic Strauss]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: